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Cátia Sofia Santos

Lifestyle

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Cátia Sofia Santos

14
Set17

DE VOLTA ÀS ROTINAS SAUDÁVEIS!!!


Cátia Sofia Santos

Nesta altura do ano, após as férias de verão, muitas pessoas começam a planear retomar as suas rotinas habituais, e muitas gostam de reorganiza-las no sentido de ter um ano mais saudável. Veja algumas ideias.

 

Foto: freepik

 

 

Mas, como ter um ano mais saudável? Levar lancheira consigo para todo o lado, com a sua comida, selecionada por si e na quantidade certa, confecionada de forma saudável, é um excelente hábito a adquirir. Encontrar um bom horário e local para praticar exercício, outra das questões fundamentais para a saúde. Finalmente, dormir bem e apanhar algum sol sempre que possível!

 

Sendo profissional e mãe, e tendo as mesmas necessidades de planear, trago um conjunto de ideias, que eu própria pratico e que talvez possa ajudar:

 

Cozinhar sempre a mais

durante a semana o tempo para cozinhar pode ser escasso, e a falta de tempo é um problema transversal a quase todos nós. Por isso, sempre que cozinhar, aproveite e faça mais quantidade, distribuindo por caixas fáceis de conservar e de transportar na lancheira.

 

O fim-de-semana pode ser uma excelente oportunidade para cozinhar para a semana inteira e não toma muito tempo, se as confeções forem simples. Aposte em alimentos de qualidade, confecionados de forma bem simples. Para ter uma alimentação saudável o ano inteiro, eu uso esta estratégia. Quando, por alguma razão, não tenho comida feita, acabo por abrir um pacote de salada já lavada e juntar uma lata de atum ou sardinha ou cavala, e já está! Os snacks são bem mais fáceis de programar, caso os consuma: fruta, oleaginosas, etc., pois não necessitam de confecção prévia.

 

Encontrar um horário em que seja prático ir ao ginásio

As opções que costumam resultar melhor, segundo as pessoas que acompanho, são os horários matinais e de meio do dia, como hora de almoço. Nestes horários os ginásios estão, inclusive, mais vazios do que no final do dia. E quase toda a gente tem um dia mais energético e bem-disposto após ter realizado exercício físico. Se tem a sua lancheira consigo, a hora de almoço pode ser aproveitada para exercitar 30 minutos, tomar duche e almoçar, desde que tenha ginásio perto do trabalho.

 

Decidir dormir mais cedo

E acordar a tempo de tomar o pequeno-almoço, se for o caso, preparar a lancheira, etc. A decisão de dormir mais cedo é de extrema importância, e deve ser acompanhada do desligar de écrans e luzes fortes na zona da casa onde nos encontramos. Eu costumo deitar a minha filha às 21h, depois de lermos um pouco juntas, e pouco depois também eu vou dormir. No meu caso ajuda bastante ter decidido não ter televisão há bastante tempo. Assim temos uma vida mais tranquila, com mais tempo para atividades mais criativas e que sejam mais importantes para nós do que ver televisão. Como fazer exercício e preparar as nossas refeições.

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